Álbum

::
Loading...

sexta-feira, 27 de julho de 2012

SETOR 7 DO PARQUE LINEAR RECEBERÁ GRANDES AÇÕES DE INFRAESTRUTURA

Os moradores da região do Setor 7 do Parque Linear receberão escola, CMEI e ainda terão a unidade de saúde reformada e ampliada pelo Puama


No último dia 4 a coordenação do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) assinou ordem de serviço para início das obras no Setor 7 do Parque Linear.
Terceira etapa do Programa, o trecho abrange doze setores da capital, sendo eles: Bairro Industrial Mooca, Chácara Santa Rita, Bairro Goiá, Conjunto Residencial Santa Rita, Jardim Leblon I e II, Jardim Pampulha, Residencial Anicuns, Residencial Cidade Verde, Residencial Santa Maria, Vila Mooca, Vila Mooca Complemento.
Vale ressaltar que o Puama é composto pelo Parque Ambiental Macambira, com área estimada de 25,5 hectares no Setor Faiçalville e pelo Parque Linear, com 24 km de comprimento, cuja extensão foi dividida em 11 trechos estratégicos para maior fluência dos trabalhos e obras e seguimento ao cronograma inicial. A principal preocupação da Prefeitura ao realizar um empreendimento como esse é minimizar os efeitos da ocupação desordenada do espaço urbano, promovendo a recuperação ambiental ao longo dos dois cursos d’água.

Composição
O Setor 7 corresponde a 2,79 km dos 24 km do Parque Linear e contará com um Parque de Vizinhança, composto de um Núcleo de Conforto Público, quadra de futebol de areia, quadras poliesportivas, pista de skate, playground entre outros; três Núcleos de Estar - espaços equipados com pequenas praças com pergolados, bancos, bebedouros, estação de ginástica, pergolados, bicicletários e arquibancadas de concreto, para a apreciação da paisagem dos parques e ainda haverá a construção de um Núcleo Socioambiental, composto de estação de ginástica, anfiteatro ao ar livre, conjunto de fontes, praça das mangueiras e canteiro de bromélias e Praça das Esculturas.
A ordem de serviço para conclusão do Setor 7 é estimada em um ano. 
A área de Setor 7 está bastante degradada e serão necessárias grandes ações de reflorestamento.

Benefícios
Estima-se que cerca de 350 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente com o Programa por meio de obras de infraestrutura urbana e social nos 131 bairros localizados nas proximidades do Córrego Macambira e do Ribeirão Anicuns.
O objetivo do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) é contribuir na solução de problemas ambientais, urbanísticos e sociais que afetam a cidade de Goiânia, resultante da ocupação desordenada do espaço urbano (especialmente das margens dos cursos de água) e estimular a participação dos cidadãos (individual e coletiva) no processo de construção de um desenvolvimento sustentável da cidade.
Para tanto, uma série de obras e ações serão empreendidas na região de influência do Puama. Tais como:
- Recuperação das margens e leitos dos mananciais;
- Melhoramento de pontes e bueiros;
- Melhorar a qualidade de vida dos moradores residentes no perímetro de influência do Programa por meio de obras estratégicas, além de beneficiar toda a população de Goiânia;
- Regularização urbana e reassentamento de famílias e negócios, atualmente instalados em áreas de risco;
- Melhoria da infraestrutura urbana e social, na área de abrangência do Programa, tais como pavimentação, drenagem, iluminação, construção de novas unidades educacionais (ensinos fundamental e infantil), unidades básicas de saúde familiar, centros comunitários, quadras poliesportivas, praças, ginásios cobertos.

Infraestrutura local
Como a região do Setor 7 é bastante precária em opções de lazer, as ações do Parque contribuirão efetivamente na melhoria da qualidade de vida da comunidade. Por ser uma região mais alta, há a proposta de construção de um mirante no Parque, que garantirá uma excelente vista da paisagem reconstituída bem como da cidade. Além disso, as ações previstas pelo Programa na localidade, juntamente com a conclusão da Avenida Leste Oeste proporcionarão maior desenvolvimento e valorização aos setores adjacentes, que ao longo dos anos contavam com recursos escassos de infraestrutura e lazer.
O Setor 7 também será amplamente beneficiado com as ações de infraestrutura, pois receberá uma nova escola de ensino fundamental no Residencial Cidade Verde; um Centro Municipal de Educação Infantil, também no Residencial Cidade Verde e o Cais Bairro Goiá, situado na Chácara Santa Rita, será reformado e ampliado.

Autor: Selma Soares

Parque de Vizinhança - espaço para a prática de atividades físicas saudáveis
Núcleo de estar - área de convivência social em meio à natureza
Pistas de caminhada e ciclovias margearão todo o Parque Linear

Puama: Melhoria da qualidade de vida da população de Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário