Álbum

::
Loading...

quarta-feira, 16 de maio de 2012

INICIADAS AS OBRAS DO PROGRAMA MACAMBIRA ANICUNS

Foi dado início hoje às obras de construção do Setor 1 e do Parque Ambiental Macambira

A Prefeitura de Goiânia deu hoje o passo mais importante na concretização do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). Foi assinada a Autorização para o início imediato das obras dos parques do Programa. A solenidade de lançamento das obras, ocorrida na manhã de hoje, às margens do Parque Ambiental Macambira e do Setor 1 do Parque Linear, no Setor Faiçalville, foi bastante concorrida e contou com a presença de diversas autoridades como secretários da administração municipal, deputados federais e estaduais, bem como vereadores e lideranças das associações de moradores da região.
O evento contou, ainda, com o apoio da Agência Municipal de Trânsito, que organizou o trânsito nas redondezas e a AMMA, que levou o Ecomóvel para o estande e distribuiu mudas de plantas nativas. A Banda Marcial da Guarda Municipal de Goiânia e a Banda Marcial do Colégio Estadual Novo Horizonte também abrilhantaram o evento. Já o Grupo de Teatro Arte e Fogo apresentou a encenação “O grito das águas”, reforçando a importância do Programa na recuperação das nascentes de córregos e ribeirões situados ao longo dos Parques.
Em seu discurso de abertura, o Coordenador Executivo do Puama, Valdi Camarcio, agradeceu a presença de todos à solenidade, mas também, de forma especial àqueles que de alguma forma ou de outra contribuiu fundamentalmente com essa realização. “Agradeço à toda a equipe do Prefeito que, de forma coesa, agiu e nos auxiliou nesse trabalho, sem deixar de agradecer também a compreensão dos nossos vereadores que foram de extrema importância na aprovação das leis necessárias à efetivação do Puama”.
Segundo o coordenador, o conjunto de obras do Programa foi dividido estrategicamente em 11 setores, para melhor condução dos trabalhos e seguimento ao cronograma previsto. Nesse primeiro momento serão iniciadas as obras do Parque Ambiental Macambira e do Setor 1, correspondente ao primeiro trecho de ações do Parque Linear Macambira e Anicuns, estimado em 24 km de extensão.

Quebrando protocolos

Após o ato de assinatura da ordem de serviço foi repassada a autorização às mãos de Adriano Crosara, vice-presidente da EMSA, empresa vencedora da licitação internacional que irá construir os parques, marcando oficialmente o início das obras. Logo após, o ex-prefeito de Goiânia Pedro Wilson fez um pronunciamento pelo seu empenho para a realização do Puama. Foi na gestão de Pedro Wilson que iniciaram as discussões entre a Prefeitura de Goiânia e o Banco Interamericano de Desenvolvimento para a criação do Programa. Citando desde Venerando de Freitas Borges, primeiro prefeito de Goiânia, Pedro Wilson destacou que as conquistas do município de Goiânia representam o compromisso da continuidade dos gestores e o Puama é um exemplo disso. “Talvez o mais caro para nós, às vezes, não é fazer uma obra, mas deixá-la inacabada. Esse programa é obra de todos os prefeitos”.

Na seqüência, foi feito o plantio simbólico de doze mudas nativas do Cerrado, representando os 11 Setores do Parque Linear e o Parque Ambiental Macambira. Em seguida todos fizeram uma caminhada até o canteiro de obras, onde foi feita uma revoada de 500 pombos correios. 

Consciência dos benefícios coletivos

Moradora de uma área pública há cerca de 15 anos no Setor Faiçalville, a dona de casa Francisca Conceição Marques de Araújo, sairá de onde vive hoje e mudará para o setor Forteville, após negociação com a Unidade Executora do Programa. Sem qualquer ressentimento a moradora acredita que o bem de toda a população deve prevalecer. “É uma coisa muito boa para todos nós. Eu estou saindo do meu local, mas sei que vai ficar um projeto maravilhoso e que todos vamos desfrutar”.

Já o comerciário Francisco Cambará, morador do Jardim Presidente há 26 anos, desde que o bairro contava com ‘uma casa aqui outra ali’, não será desapropriado, mas vê com bons olhos as ações do programa. “Esse parque é uma conquista do povo. Eu, particularmente, serei beneficiado com a melhoria que essa obra trará para o meu bairro e para minha região, seja nas ações de recuperação ambiental, turismo e até valorização econômica”, entusiasma.

Quanto à saída de algumas famílias para que as obras sejam feitas, o morador é enfático: “Toda obra causa transtornos para alguém e melhoria para muitos. Os benefícios do Programa Macambira Anicuns são muito maiores do que os transtornos e tenho certeza de que todos nós sairemos ganhando”.

Autor: Selma Soares


Nenhum comentário:

Postar um comentário