Álbum

::
Loading...

O Programa


O Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) é uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prevê a criação do Parque Linear Macambira Anicuns e do Parque Ambiental Macambira. O Parque Linear possui cerca de 24 km de extensão e área total estimada em 360 hectares. Esse parque se desenvolve desde a nascente do Córrego Macambira, próximo à Avenida Hélio França no Setor Faiçalville, até a ponte da Av. Goiás Norte, sobre o Ribeirão Anicuns nos Setores Urias Magalhães e Criméia Oeste.
O Parque Linear foi dividido em 11 setores (trechos) estratégicos de construção, onde serão distribuídos cinco núcleos socioambientais, nove parques de vizinhança, 66 núcleos de estar, 40 km de pistas de caminhada, 40 km de ciclovias, 22,39 km de vias perimétricas (complemento de vias para delimitar os parques), dez travessias de pedestres, 24 quiosques e 19 acessos principais, além de outros equipamentos.
Já o Parque Ambiental Macambira tem área total estimada em 25,5 hectares e contará com um Núcleo Socioambiental composto de estação de ginástica, anfiteatro ao ar livre, praça das mangueiras e canteiro de bromélias; Praça das Esculturas; cinco Núcleos de Estar – espaços equipados com pequenas praças com pergolados, bancos, bebedouros, entre outros, para a apreciação da paisagem dos parques – e um Núcleo de Recreação Infantil com parquinho de areia.




Objetivos

A efetivação dos Parques do Puama e o conjunto de benefícios e obras têm como objetivo principal contribuir para equacionar os problemas ambientais, urbanísticos e sociais que afetam a cidade de Goiânia, resultantes da ocupação desordenada do espaço urbano, em especial das margens dos cursos d’água Macambira e Anicuns, estimulando a participação (individual e coletiva) dos cidadãos no processo de construção de um desenvolvimento sustentável da cidade.

Importância

A área de intervenção do Programa está voltada para a bacia hidrográfica do Ribeirão Anicuns, que sofre inúmeros problemas de degradação ambiental, como edificações em área de preservação, processos erosivos, lançamentos irregulares de efluentes, disposição de resíduos sólidos ao longo dos vales e falta de proteção adequada para as áreas de recarga dos lençóis freáticos.

Benefícios

Entre as intervenções previstas estão a execução de obras estratégicas, que vão desde a recuperação das margens e leitos de rios e córregos, até o melhoramento de pontes e bueiros, que irão minimizar os problemas ambientais existentes.
Além das ações voltadas para a recuperação ambiental, o Programa prevê a regularização urbana e o reassentamento de famílias e negócios, bem como realização de obras de infraestrutura urbana e social, na área de abrangência do Programa, tais como pavimentação, drenagem, iluminação, construção de seis unidades educacionais (ensinos fundamental e infantil), construção de seis unidades básicas de saúde familiar, centros comunitários, quadras poliesportivas, praças, entre outros.
Estima-se que cerca de 350 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente com o Programa, por meio de obras de infraestrutura urbana e social nos 131 bairros localizados em sua área de influência, considerando as áreas limítrofes de até 500m a partir dos Parques.




Na história

O histórico de negociações entre a Prefeitura de Goiânia e o Banco Interamericano de Desenvolvimento para viabilização do Puama foi iniciado no ano de 2003, na gestão Prefeito Pedro Wilson que, naquele ano, solicitou a técnicos e secretários municipais que fossem a Washington, nos Estados Unidos, para iniciar as discussões.
Porém, foi a partir de 2009, quando o então Prefeito Iris Rezende assinou o contrato de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que o Programa vem dando seus principais passos rumo à sua concretização.
Agora em 2012 foi dado o principal passo na história do Puama com o início efetivo das obras dos Parques, a partir do Setor I e Parque Ambiental Macambira.
Esforço de várias gestões, desde sua concepção na gestão de Pedro Wilson, o Programa Macambira Anicuns é motivo de orgulho não só para seu mentor, mas de todos os moradores dessa Capital.

Orçamento

Para sua execução, o Programa conta com recursos públicos do Município e com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O custo total da obra está orçado em R$ 185.700.005,75, que é o valor licitado, dos quais o BID financia 60% e os 40% restantes são de responsabilidade do Município de Goiânia, a título de contrapartida local.

Síntese de ações

  • Implantação de um Parque Linear ao longo das margens do córrego Macambira e do ribeirão Anicuns - com extensão aproximada de 24 km (360 há de área) e largura mínima de 30 metros de cada margem;
  • Implantação do Parque Ambiental Urbano Macambira - com dimensão planejada de 25,5 ha;
  • Restabelecer a vegetação original do local;
  • Restaurar os serviços ambientais prestados pela APP;
  • Implementar maciços  florestais característicos para cada trecho;
  • Implantação de obras de pavimentação e drenagem;
  • Incorporar a comunidade local no processo de educação ambiental e recuperação dos mananciais;
  • Relocação de famílias e negócios em áreas afetas aos Parques;
  • Implantação de 6 unidades de ensino, sendo 3 Escolas de Tempo Integral e 3 Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEI);
  • Implantação de 6 unidades de saúde, sendo 5 Unidades Básicas de Atenção à Saúde da Família (UABSF) e 1 Centro de Apoio Psicossocial (CAPS);
  • Implantação de serviço de iluminação pública em bairros deficitários;
  • Melhoria da capacidade operacional e de gestão do município, por meio de investimento na infraestrutura das secretarias que terão participação ativa no Puama;

Nenhum comentário:

Postar um comentário