Álbum

::
Loading...

terça-feira, 10 de julho de 2012

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA MACAMBIRA ANICUNS VISITA OBRAS

Estágio atual das obras e dimensão do Programa Macambira Anicuns surpreende visitantes

A Coordenação do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) visitou na manhã desta terça-feira, 10, a primeira etapa das obras dos Parques. Composto pelo Setor 1 do Parque Linear e pelo Parque Ambiental Macambira, no Setor Faiçalville, o trecho inicial está recebendo diversas intervenções, como: abertura de galerias de drenagem, demarcação de vias, pistas de caminhada, ciclismo, além da execução de uma travessia, bueiros e a demarcação do Núcleo Socioambiental, que contará com diversos equipamentos de lazer.
Durante a visita a equipe composta pelo Secretário Municipal de Planejamento Lyvio Luciano, pelo Coordenador Executivo do Programa Valdi Camarcio, por engenheiros, arquitetos e demais integrantes da equipe de execução do Puama, acompanhou de perto o andamento dos trabalhos. Foram visitadas inúmeras frentes de serviço como a execução do bueiro tubular na Avenida Independência, no Setor Faiçalville; a demarcação de vias e pistas de caminhada e ciclovias margeando o Parque Ambiental Macambira; o escritório de reuniões instalado no canteiro de obras; a execução do Núcleo Socioambiental composto de estação de ginástica, anfiteatro ao ar livre, praça das mangueiras e canteiro de bromélias e ao trecho de construção da travessia e do bueiro celular ligando a Avenida C, no Setor Novo Horizonte com a AvenidaTrieste.

Dimensão
O Secretário de Planejamento disse ter ficado impressionado com o andamento das obras e a dimensão do Programa. Mesmo acompanhando de perto todos os trâmites, já que a Unidade Executora do Puama é uma unidade ligada a sua Pasta, para Lyvio Luciano ver o trabalho em campo é surpreendente. “A gente vem acompanhado e sabe que essa é uma obra que vai marcar época em Goiânia. É uma obra grandiosa, moderníssima, contextualizada, porque ela aproveita o que há de melhor na cidade, que são as áreas verdes.”
Para o secretário todos têm a ganhar: os moradores da região, a população da cidade e a natureza. “Além de preservar, ser referência em preservação essa obra irá humanizar e todos os moradores envolvidos com essa obra vão se maravilhar quando ela estiver concluída”, finalizou.
A satisfação do coordenador com o andamento das obras era visível e a cada trecho visitado ele explicava aos visitantes do que se tratava cada trecho. Á ocasião o Valdi Camarcio falou do estágio dos trabalhos. “É importante ressaltar que o andamento das obras está seguindo o cronograma previsto”. Ele falou, ainda, do Setor 7, terceiro trecho de obras que foi iniciado no último dia 4, quando foi assinada a ordem de serviço cumprindo o cronograma estabelecido. Compartilhando do mesmo entusiasmo em relação à dimensão do Programa, o arquiteto urbanista Luís Fernando Cruvinel Teixeira, que compõe o consórcio que projetou os Parques, fala da satisfação de ver o Programa acontecer. “Toda vez que a gente vem a essa obra a gente se assusta com a dimensão dela. Imagina, é um parque com 24 km de extensão, é difícil encontrar no mundo um programa com essa dimensão ambiental, social e econômica para a cidade. Eu não conheço”, admite.
Segundo o arquiteto, no início falava-se em projeto, mais a elaboração foi tomando outra dimensão, foi se desenvolvendo e “se tornando mais extenso, mais elaborado e muito mais ligado à cidade em si.”
O arquiteto fala, ainda, do orgulho de fazer parte da equipe. “Para mim, que nasci em Goiânia, é um privilégio participar desse Programa, que vai colocar Goiânia numa outra escala do pensamento ambiental mundial”.

Início das obras
O pontapé inicial de obras do Programa foi dado no dia 30 de março último, pelo Setor 1 do Parque Linear – que foi dividido em 11 setores estratégicos de construção – e pelo Parque Ambiental Macambira.
O Setor 1 abrange cinco bairros da região sudoeste da Capital, localizados nas imediações da nascente do Córrego Macambira e corresponde a 2,9 km do total de 24 km de extensão do Parque Linear, que será o maior parque contínuo da América Latina e um dos projetos mais arrojados desenvolvido pela Prefeitura de Goiânia nos últimos tempos.
Ressalta-se que o Setor 1 será equipado por seis Núcleos de Estar; dois Parques de Vizinhança com Núcleo de Conforto, compostos por administração, quadras poliesportivas, playground, academias de ginástica, estacionamentos, bicicletários, sanitários públicos, depósitos de resíduos sólidos – e travessia para pedestres.
Já o Parque Urbano Ambiental Macambira, é uma unidade de conservação ambiental com área estimada em 25,5 hectares, que contará com um Núcleo Socioambiental; Praça das Esculturas; cinco Núcleos de Estar – espaços equipados com pequenas praças com pergolados, bancos, bebedouros, entre outros, para a apreciação da paisagem dos parques – e um Núcleo de Recreação Infantil com parquinho de areia.

O Programa
O Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) é composto pelo Parque Ambiental Macambira e pelo Parque Linear, com 24 km de extensão, que será composto de cinco núcleos socioambientais, nove parques de vizinhança, 66 núcleos de estar, 40 km de pistas de caminhada, 40 km de ciclovias, 10 travessias de pedestres, 24 quiosques,19 acessos principais, quadras de esportes, academias de ginástica, bicicletários, além de outros equipamentos.
Será uma área total de 385,5 hectares de recuperação ambiental que irá beneficiar diretamente em torno de 350 mil pessoas nos 131 bairros da área de influência.

Execução de travessia que ligará a Avenida C a Avenida Triete, no Setor Novo Horizonte
Coordenador e equipe visitam obras do Puama
Engenheiro mostra mapa de intervenção
Arquiteto urbanista Luís Fernando Cruvinel acompanha coordenador do Puama
Valdi Camarcio conversa com Secretário Lyvio Luciano
Execução do Núcleo Socioambiental

Autor: Selma Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário