Álbum

::
Loading...

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

ECONOMIA DOMÉSTICA É TEMA DO SEGUNDO ENCONTRO DO “RODA DE MULHERES”


Definir prioridades, evitar excessos e desperdícios, fazer pesquisas de preços, entre outros, estiveram entre as discussões
No segundo encontro do projeto “Roda de Mulheres”, desenvolvido pelo Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) com um grupo de mulheres das famílias remanejadas para o Residencial Orlando de Morais, elas puderam compreender um pouco mais sobre Economia Doméstica. Realizada ontem à tarde, a palestra proferida pela Assessora Financeira Regina Benetti, que já atuou em grandes empresas, destacou a importância do planejamento e controle de despesas para poupar dinheiro. “O problema é que as pessoas gastam mais do que ganham e deveria ser o contrário”, enfatizou.
Definir prioridades, evitar excessos e desperdícios, fazer pesquisas de preços, entre outros, foram algumas das definições sobre economia doméstica repassadas às participantes. Uma planilha de gastos também foi entregue para que elas possam colocar na prática o que foi apreendido durante o encontro.
Na sequência, houve um intervalo para distribuição do lanche cedido pela Secretaria Municipal de Educação, parceira da atividade, e logo em seguida foi dada continuidade à oficina de bordado em ponto cruz, um dos momentos mais aguardados da reunião.
A bordadeira Deuzuína Farias Rocha adorou as dicas e disse que o ensinamento irá acrescentar ao que ela já pratica. Econômica que é ela diz que tem trauma de dívidas, por medo de não conseguir pagar, então não gasta mais do que pode. “Vou colocar uma caderneta em cima da pia para anotar o que falta e não comprar o que não precisa. Apesar de ganhar pouco, faço meu dinheiro render, pois sou bastante econômica” afirma.
Já a dona de casa Rosária Veras Luiz disse que também controla os gastos de casa e acha que pode levar o conhecimento para o seu dia-a-dia. “Estou gostando muito, tava precisando dessas dicas para ajudar meu marido no controle dos gastos”.
Assim como as demais participantes, as duas moravam em áreas de proteção ambiental afetas aos Parques do Puama e foram relocadas para o Residencial Orlando de Morais em novembro do ano passado.

Plantio de mudas
As atividades do “Roda de Mulheres” estão sendo realizadas na Escola Municipal Residencial Orlando de Morais e a equipe social do Puama, juntamente com a Especialista em Gestão de Impactos Ambientais, Camila Barros, em agradecimento à cessão do espaço e dando continuidade às ações do Programa de Participação Comunitária previsto no Plano de Aquisição de Áreas, Remanejamento de População e Reinstalação de Atividades Econômicas (PARR), farão o plantio de cerca de 30 mudas de espécies nativas do Cerrado. À oportunidade a especialista proferirá palestra sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos domésticos. Toda a comunidade escolar bem como as famílias remanejadas pelo Programa foram convidadas para a atividade que acontece no próximo sábado, 15, a partir das 9h.

Autor: Selma Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário