Álbum

::
Loading...

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

PROGRAMA MACAMBIRA ANICUNS REALIZA AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA E.M. RESIDENCIAL ORLANDO DE MORAIS

Atividade contou com a participação da comunidade escolar na discussão sobre o manejo correto do lixo doméstico além do plantio de mais de 30 mudas de espécies nativas do cerrado
A comunidade escolar da E.M. Residencial Orlando de Morais juntamente com as famílias remanejadas pelo Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) participaram de diversas atividades de educação ambiental no último sábado, 15. A iniciativa complementa as ações do projeto “Roda de Mulheres”, previsto no Programa de Participação Comunitária que integra as ações do Plano de Aquisição de Áreas, Remanejamento de População e Reinstalação de Atividades Econômicas (PARR). Uma exigência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador do Puama, o PARR tem como objetivo desenvolver ações de mobilização e organização da população bem como ações de fortalecimento das práticas de cidadania e de redução dos fatores de vulnerabilidade social junto às famílias da área de abrangência do Programa.

Participação ativa
Na programação de sábado a Especialista em Gestão de Impactos Ambientais do Puama, Camila Barros, proferiu a palestra “O lixo nosso de cada dia”, em que foram repassados conhecimentos sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos domésticos. A criançada participou ativamente da discussão e demonstrou conhecimento sobre o assunto, como a estudante Kallyane Viana Gomes que tinha sempre respostas na ponta da língua. “Se a gente cuidasse do lixo direito a cidade não ficaria tão suja”.
Entre os temas abordados a quantidade de lixo produzido por pessoa, o tempo de decomposição de cada material, a importância da reciclagem e, sobretudo, da coleta seletiva e as doenças e problemas causados pelo manejo inadequado de lixo, como enchentes e poluição do solo e dos rios.
A aposentada Maria Laura Henrique, remanejada pelo Puama da Vila Boa numa área de preservação permanente para o Residencial Orlando de Morais, participou das atividades e contou que já tem a preocupação de separar o lixo orgânico do reciclável. “Gosto de tudo separadinho, não misturo comida com outro tipo de lixo e o papel sempre coloco separado”.
A auxiliar de serviços gerais Antônia Dinamar Pereira da Silva, mãe de um aluno da escola, disse que adorou a programação e contou que também tem a preocupação de separar o lixo e evitar desperdício em casa. Ela conta que os filhos já estão virando multiplicadores desse conhecimento principalmente pelo que aprendem na escola. “Eles fazem vários brinquedos usando tampas de garrafa pet e acho que isso já começa a mudar a atitude deles diante do meio ambiente”.

Mãos à obra
Logo após a palestra todos foram conduzidos ao pátio da escola para o repasse de informações sobre o plantio das mudas. Ao todo 36 mudas entre Ipê branco, bálsamo, saboneteira, foram plantados ao redor da escola contando com a participação de pais e alunos. Uma iniciativa aprovada e aguardada por todos, pois a escola estava precisando. “Aqui é quente demais e as árvores vão ajudar a diminuir o calor”, afirma Antônia Dinamar.
E em seguida foi feita a distribuição de mudas e a entrega de cartilhas sobre a coleta seletiva. Na opinião da Especialista Camila Barros todo o trabalho foi bastante positivo e proveitoso. “É importante que esses hábitos sejam aprendidos ainda na infância para que sejam realizados naturalmente em seu cotidiano. A criança se transforma num multiplicador desse conhecimento visto que ela repassa e cobra dos pais aquilo que foi aprendido”.

Parcerias
Todo o trabalho desenvolvido no Residencial Orlando de Morais contou com importantes parcerias para sua realização. A Secretaria Municipal de Educação e a E.M. Residencial Orlando de Morais na cessão do espaço e distribuição de lanches, a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) na doação de mudas para o plantio e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) no apoio logístico e doação de mudas para a comunidade.

Autor: Selma Soares

Antônia Dinamar e o filho Kauan Pimentel participam das atividades
Pais e alunos acompanham a palestra atentamente

Aluna prepara muda para o plantio

Maria Laura com o neto - ela já faz a separação do lixo orgânico do reciclável em casa
Distribuição de mudas

Kallyane (à direita) e as amigas plantam muda de espécie nativa do Cerrado

Integrantes do “Roda de Mulheres” engajadas no plantio de mudas
Especialista Camila Barros orienta crianças durante o plantio
Muda de Ipê foi uma das espécies plantadas na atividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário