Álbum

::
Loading...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ENCERRAMENTO DA OFICINA DE PLANEJAMENTO DO BID EM BRASÍLIA


Foram três dias de encontro em Brasília com o objetivo de planejar as ações de seis projetos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil
Representantes de seis projetos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil estiveram reunidos durante três dias em Brasília para participar da Primeira Oficina de Planejamento do Banco.  Encerrada no último sábado, a oficina teve como objetivo planejar as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano.
Participaram do evento, além de especialistas do BID, os representantes dos projetos: Viva Cidade (Joinville/SC), Projeto Integrado Socioambiental – PISA (Porto Alegre), Macambira Anicuns (Goiânia), Parque Várzeas do Tietê (Estado de São Paulo), Projeto de Saneamento Ambiental da Bacia do rio Ipojuca - PSA-IPOJUCA (Recife/PE) e Plano de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos para a Região Metropolitana de Belo Horizonte - PGIRSU-BH.
O Secretário Extraordinário Denício Trindade, responsável pela Coordenação do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) e mais dois integrantes da equipe participaram das discussões. Encontro bastante positivo para o Secretário que acaba de assumir a gestão do Programa em Goiânia. “Foi extremamente proveitoso, pois pudemos observar outros projetos e trocar experiências”, disse.

Discussões
As ferramentas de planejamento como auxílio para a execução de projetos do BID; Aspectos financeiros; Principais desafios à execução dos projetos e formas de equacionamento e ainda Planejamento das atividades para 2013, foram os principais temas debatidos. A Especialista em Água e Saneamento, Irene Altafin, responsável pelo Puama junto ao BID, destacou a atuação do BID na área de saneamento, uma das áreas de ação do Puama.

O Programa
O Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns é composto pelo Parque Urbano Ambiental Macambira, com área estimada de 25,5 hectares e pelo Parque Linear Macambira Anicuns, com 24 km de extensão.
Estima-se que cerca de 350 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente com o Programa, por meio de obras de infraestrutura urbana e social nos 131 bairros localizados em sua área de influência, considerando as áreas limítrofes de até 500m a partir dos Parques.
As ações e obras previstas iniciam na altura do Setor Faiçalville, na divisa com o município de Aparecida de Goiânia, percorrendo os setores Novo Horizonte, Vila Mauá, Vila Adélia, Bairro Goya, Vila São José, Vila Santa Helena e vários outros bairros até os bairros Criméia Oeste e Urias Magalhães.

Autor: Selma Soares

Secretário e integrantes da Equipe Executora do Puama participam da Oficina de Planejamento do BID
Irene Altafin (à esquerda), especialista responsável pelo Programa Macambira Anicuns junto ao BID
Participantes da Primeira Oficina de Planejamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Nenhum comentário:

Postar um comentário