Álbum

::
Loading...

segunda-feira, 27 de abril de 2015

OBRAS DO PROGRAMA MACAMBIRA ANICUNS ESTÃO EM RITMO ACELERADO

Em breve, população poderá contar com benefícios que serão propiciados pelas obras. Haverá pistas de ciclismo e caminhada, quadras poliesportivas, academias ao ar livre, entre outros

Apesar das fortes chuvas que vêm caindo em Goiânia nos últimos dias, as obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) estão em ritmo bastante acelerado. O trabalho não foi afetado e, portanto, provavelmente, não haverá alterações de prazos. É importante destacar que as equipes estão trabalhando até mesmo aos finais de semana e feriados prolongados para garantir que, em breve, a população possa usufruir dos benefícios que serão propiciados pelas intervenções realizadas. Haverá pistas de caminhada e ciclismo, quadras poliesportivas, academias ao ar livre, espaços para exposições culturais e de artesanato e muito mais.

O Puama é uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e prevê a criação do Parque Linear Macambira Anicuns com 24 quilômetros e abrangência em 132 bairros da Capital e dois Parques Ambientais Urbanos. Um na área de cabeceira do córrego Macambira - o Parque Urbano Macambira, no Setor Faiçalville, e outro em áreas adjacentes ao Ribeirão Anicuns - o Parque Urbano da Pedreira, face oeste da Região do Morro do Mendanha.

O Parque Linear será um dos maiores parques lineares da América Latina e, devido a sua extensão, foi dividido em onze trechos estratégicos de construção, denominados setores, para melhor condução dos trabalhos. Importante destacar que todo o conjunto de obras previsto não será executado agora, de uma só vez. Será licitado e feito por etapas (trechos). A primeira etapa já foi licitada e as obras estão em pleno andamento. O primeiro trecho engloba intervenções no PAM e nos Setores 1 (Jardim Atlântico, Jardim Vila Boa, Loteamento Faiçalville, Residencial Privê Atlântico e Vila Rosa) e 3 (Loteamento Celina Park, Residencial Granville, Setor Novo Horizonte e Vilage Veneza) e parte do Setor 2 (Conjunto Cachoeira Dourada e Residenciais Aquários I e II).

Essa etapa ainda prevê obras que visam melhoria da mobilidade urbana ao longo do Córrego Macambira, englobando as travessias das Ruas Joaquim Pedro Dias e Egirineu Teixeira e a Avenida Trieste. Serão feitos serviços de construção civil, paisagismo, arquitetura, urbanização, pavimentação, micro e macrodrenagem, bueiros, recuperação de fundos de vale e canais, correção de erosões e revegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs).

As obras são executadas pelo Consórcio Construtor Puama, formado pelas empresas Elmo Engenharia, Gae Construtora e Comércio e Sobrado Construtor, vencedor do último processo licitatório realizado no ano passado. Atualmente, as frentes de trabalho estão em diferentes pontos do trajeto licitado, cada um em estágio satisfatório dentro do cronograma previsto. 

PAM
A execução do Parque Ambiental Macambira (PAM) prevê uma série de obras e equipamentos que irão beneficiar a comunidade da região Sudoeste de Goiânia e seus visitantes. No local, encontram-se duas nascentes do Córrego Macambira e, sendo uma unidade de conservação ambiental, possui uma mata remanescente com parte preservada e parte alterada pela ação do homem. Neste sentido, já foram iniciadas as ações para o reflorestamento da Área de Preservação Permanente (APP), existente no local. 

Outra ação que visa a preservação ambiental é a instalação de gradil para evitar atos de vandalismo e resguardar a fauna e flora ali existente. O serviço já foi iniciado e o cercamento ao redor do parque está bastante adiantado. Também já foi iniciada a abertura das pistas de caminhada e ciclismo que irão circundar o PAM e a limpeza da área e terraplenagem para implantação das pistas contornam as árvores para evitar a retirada das espécies.

Com uma área estimada em 25,5 hectares, o PAM contará com um Núcleo Socioambiental; cinco Núcleos de Estar - espaços equipados com pequenas praças contendo pergolados, bancos e bebedouros para a apreciação da paisagem do parque; um Núcleo de Recreação Infantil com parquinho de areia e a Praça das Esculturas - que está passando por concretagem; e uma praça totalmente arborizada que será implantada na confluência da Avenida Nadra Bufaiçal com Alameda Alcides de Araújo Romão. O PAM também contará com um Teatro de Arena, que atualmente está em fase de escavação e será usufruído pela população local em apresentações culturais ao ar livre.

O Núcleo Socioambiental também já está sendo executado e a estrutura deixada pela empresa anterior está sendo totalmente aproveitada. Haverá outros Núcleos Socioambientais em alguns setores do Parque Linear e eles constituem-se em conjuntos arquitetônicos compostos por ampla laje de cobertura que abrigará os blocos de sanitários públicos e salas de uso múltiplo, área administrativa, auditório e áreas de estar cobertas, cujos espaços serão destinados a reuniões, exposições, aulas, palestras e outras atividades de cunho social, cultural e educativo. 

Ainda no PAM, já foi construída a escadaria que dá acesso à Portaria de entrada do Parque. A estrutura da portaria também está sendo reaproveitada, uma vez que havia sido iniciada pela empresa desistente.

Setor 1
O Setor 1 abrange cinco bairros da região sudoeste da Capital, localizados nas imediações da nascente do Córrego Macambira e corresponde a 2,9 quilômetros do total de 24 quilômetros de extensão do Parque Linear. O trecho passará por diferentes intervenções e os trabalhos no local também estão avançados. Já está em fase de conclusão, a execução da rede drenagem pluvial de todo o Setor 1 (bocas de lobo, ramais, dissipadores de energia nos lançamentos, etc).

O Parque de Vizinhança 2, que é construído no Setor Faiçalville, já demonstra bem os benefícios e a estrutura de lazer que a comunidade local poderá desfrutar. Estão em andamento: a escavação da Pista de Skate; montagem da Superestrutura (vigas, pilares e laje) do Núcleo de Conforto Público (NCP) - estrutura física que abriga os blocos de portaria, administração, sanitários públicos e área de estar coberta. Já foi feita a concretagem das duas quadras poliesportivas, da quadra de vôlei e de duas quadras de peteca e ainda o cercamento com a instalação de gradil. Objetivo é assegurar a qualidade da gestão e manutenção das edificações, equipamentos e áreas ajardinadas. Tal medida de controle visa também zelar pela segurança dos usuários. 

Setor 3
O Setor 3 abrange quatro bairros da região Sudoeste de Goiânia e, segundo o Censo do IBGE 2011, a população estimada nos quatro bairros é de mais de 14 mil pessoas. Ao longo do trecho, está prevista a execução de Núcleos de Estar, Parque Infantil e academia de ginástica.

Ainda no Setor 3, está prevista a conclusão da travessia da Avenida Trieste, cujo serviço havia sido iniciado pelo contrato anterior. Com a retomada da obra, já foi feita a terraplenagem no local e a empreiteira aguarda a passagem do período chuvoso para pavimentação da via juntamente com a Avenida Parque. 

O novo corredor ligará o Setor Novo Horizonte ao Setor Village Veneza e dará maior fluidez ao trânsito da região. Trata-se de uma importante obra que será uma prerrogativa para o desvio de trânsito necessário à abertura de novas frentes de serviço para a reconstrução do bueiro da Avenida Domiciano Peixoto e ampliação do bueiro na Avenida César Lattes.

Atualmente, também estão sendo feitas várias ações para proteção de margens ao longo dos Córregos Macambira e Buritis com o objetivo de corrigir erosões e evitar o assoreamento dos Córregos. Ação visa ainda garantir maior fluidez aos cursos d’água.

Está sendo feita proteção de margem no Córrego Macambira com estruturas de gabião no trecho entre a Avenida Domiciano Peixoto e a travessia da Avenida Trieste e no Córrego Buritis, na altura da Avenida César Lattes, no Setor Novo Horizonte. Outro trecho do Córrego Macambira recebe o trabalho com estrutura de enrocamento na altura da Avenida Milão, no Celina Park. 

As três frentes de trabalho estão adiantadas e quase se encontram, de acordo com o trajeto dos dois cursos d’água. Já a execução da rede de drenagem ao longo da margem esquerda do Córrego Macambira, no trecho compreendido pelo Setor 3, também está praticamente concluída.

Cronograma
A previsão é de que o conjunto total de obras desse primeiro trecho licitado seja concluído em 24 meses, a partir do início. Ou seja, até setembro de 2016. Já as obras do Parque Ambiental Macambira (PAM), no Setor Faiçalville, está previsto para ser entregue à população até o mês de setembro deste ano e o Parque de Vizinhança 2, do Setor 1 do Parque Linear, está previsto para agosto, também de 2015.

A execução das obras é realizada por blocos, de acordo com as Ordens de Serviço emitidas e a entrega à população será feita de acordo com a conclusão de cada trecho.

Por Selma Soares, da editoria do Programa Macambira Anicuns - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Proteção de margem no Córrego Macambira, Setor 3


Escavação da pista de skate no Parque de Vizinhança 2, no Setor Faiçavile
Proteção de margem no Córrego Buritis
Readequação da rede de águas pluviais no PAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário