Álbum

::
Loading...

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

DEPUTADOS ESTADUAIS CONHECEM OBRAS DO PROGRAMA MACAMBIRA ANICUNS

Praça Cívica também está no trajeto da visita. De lá, comitiva segue para a Avenida Independência, no Setor Faiçalville

O prefeito Paulo Garcia fez um convite especial aos deputados estaduais: conhecer algumas das 60 obras espalhadas pela cidade que estão em andamento. Convite aceito pela grande maioria, a visita foi marcada para a próxima segunda-feira, 24. Entre as intervenções a serem visitadas está a Praça Cívica, que passa por revitalização e que promoverá o resgate daquele importante espaço público para convivência da população e algumas das principais obras em andamento do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). 
Juntamente com o prefeito, a comitiva parlamentar poderá comprovar como está o trabalho de execução do primeiro trecho licitado e que prevê grandes ações na Capital. Entre elas, se destacam: construção de ciclovias; execução de obras que visam a melhoria da mobilidade urbana com a construção de travessias e pavimentação de vias; execução do Parque Ambiental Macambira (PAM) e do Parque de Vizinhança do Setor 1, no Bairro Faiçalville e ainda ações de recuperação ambiental.

Roteiro da visita
Após visita às obras da Praça Cívica, o grupo sai em City Tour em direção às obras do Puama com primeira vistoria prevista na Avenida Independência, no Setor Faiçalville, que é o início do Setor 1 e trecho inicial das obras. No local, poderão conferir as ações de recuperação que foram e estão sendo executadas; a construção dos primeiros 20 quilômetros de ciclovias que margeiam o primeiro trecho licitado, no caso os Setores 1, 2 e 3 do Parque Linear Macambira Anicuns e o Parque Ambiental Macambira (PAM) e ainda as obras de implantação da Rua F-65 e da Av. Abaeté. 
De lá, o grupo segue para o PAM, unidade de conservação ambiental, ainda no Setor Faiçalville, que está recebendo inúmeros equipamentos para convivência e lazer da população da região e ainda ações de recuperação ambiental com recomposição florística das Áreas de Preservação Permanente (APPs). Na sequência, visitam as intervenções do Programa que visam à melhoria da mobilidade urbana da Capital com a execução da Travessia da Avenida Trieste, um importante corredor viário que liga o Setor Novo Horizonte ao Village Veneza e a implantação da Avenida Parque, também naquela região. 
Por fim, o grupo irá conhecer o Parque de Vizinhança (PV-2), no Setor Faiçalville, uma estrutura de esporte e lazer que integra as obras do Setor 1 do Parque Linear e que está em fase de conclusão. No local, já foram executados duas quadras poliesportivas, quadra e peteca, pista de skate, parque infantil, academia de ginástica ao ar livre e ainda uma quadra de tênis, que será a primeira de acesso público na cidade.

Cronograma
A previsão é de que o conjunto total de obras do trecho licitado seja concluído até setembro de 2016. A execução das obras está sendo realizada por blocos, de acordo com as Ordens de Serviço emitidas, e a entrega à população será feita de acordo com a conclusão de cada trecho.
Em outubro próximo, serão inaugurados os primeiros trechos, que serão entregues à o população durante as comemorações do aniversário de Goiânia: o Parque de Vizinhança 2, do Setor 1 do Parque Linear, que já está sendo finalizado e o Parque Ambiental Macambira (PAM), no Setor Faiçalville, que também está em estágio avançado de obras.

O Programa
O Puama é uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que busca solucionar os problemas resultantes da ocupação desordenada do espaço urbano ao longo do Córrego Macambira e do Ribeirão Anicuns. Para isso, o Programa prevê a implantação de um Parque Linear de 24 quilômetros de extensão, acompanhando os dois cursos d’água e criação de dois Parques Ambientais Urbanos: o Parque Macambira, com dimensão planejada de 25,5 hectares, situado na região Sudoeste de Goiânia (Bairro Faiçalville) e o Parque da Pedreira, com área prevista de 10,2 hectares, situado na encosta do Morro do Mendanha, pela vertente sul (junto ao bairro Jardim Petrópolis).
O Parque Linear foi dividido em 11 setores de construção para melhor condução dos trabalhos e, devido à sua dimensão, o escopo de obras será executado por etapas, sendo que e o primeiro trecho licitado e que está em andamento prevê a execução do Parque Ambiental Macambira (PAM), e dos Setores 1 (integral), 2 (parcial) e 3 (integral), do Parque Linear. 
Serão realizadas ainda obras que visam à melhoria da mobilidade urbana ao longo do Córrego Macambira, englobando a execução de travessias na Rua Joaquim Pedro Dias, Rua Egirineu Teixeira e Avenida Trieste. As intervenções incluem serviços de construção civil, paisagismo, arquitetura, urbanização, pavimentação, micro e macrodrenagem, bueiros, recuperação de fundos de vale e canais, correção de erosões e revegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns - Secretaria de Comunicação de Goiânia (Secom)

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário