Álbum

::
Loading...

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

OBRAS DO MACAMBIRA ANICUNS SURPREENDEM CICLISTAS DURANTE PEDAL NO PUAMA

Além das ciclovias, o grupo ainda pôde conhecer as demais obras dos parques que estão em andamento

Mais de 30 ciclistas participaram na manhã deste sábado, 15, do passeio ciclístico ‘Pedal no Puama’, realizado pela Coordenação do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). O pedal teve como objetivo divulgar toda a infraestrutura cicloviária que está sendo construída às margens dos parques do Programa. 
Além das ciclovias, o grupo ainda pôde conhecer as demais obras dos parques que estão em andamento. O complexo de esporte e lazer do Parque de Vizinhança (PV), as obras do Parque Linear, as obras de proteção de margens; abertura de vias e a construção da travessia da Av. Trieste foram os locais visitados pelos ciclistas.

Passeio
O passeio contou com a presença de homens, mulheres e até crianças. Alguns, apenas adeptos do ciclismo e outros integrantes de grupos cicloativistas como o Roberto de Almeida, que integra o grupo ‘Bike Anjo’. Para Roberto o Parque Macambira Anicuns e suas ciclovias são um ganho da população que tanto batalhou por mais qualidade de vida. “É uma conquista de todos os ciclistas, que vêm lutando para ter essa segurança a mais, para esporte e lazer ou mesmo para aqueles que usam como meio de transporte para o trabalho”.
O casal Breno Luiz e Vilmara Araújo, que moram há sete anos no Setor Faiçalville participaram do passeio com a filha Adrielle, de apenas três anos. Eles moram na região e estão aguardando a conclusão das obras para usufruir das benfeitorias do Parque Linear. “Nossa região estava precisando muito de um espaço para levarmos nossas crianças para passear e brincar”, destacou Luiz. 
Segundo o Coordenador Geral do Programa, Nelcivone Melo, o objetivo do pedal foi apresentar as obras aos ciclistas, proporcionar um passeio tranquilo, contemplativo e divertido. “Esse passeio pode ser repetido, pode ser criado um calendário regular de passeio ciclístico em torno do Macambira Anicuns. Como já tem outros passeios regulares na cidade, esse aqui tem um potencial para se transformar em passeio regular”.
O comerciante Anselmo Oliveira Cunha mora no Jardim Presidente e diz que aguarda ansioso pela conclusão das ciclovias. Segundo ele, há dois anos adquiriu uma bicicleta e nesse período deve tê-la usado apenas umas três ou quatro vezes, pois não sente segurança em dividir espaço com os carros nas ruas. Anselmo já faz planos de levar a família a usufruir de todos os espaços. “Eu preciso disso, é qualidade de vida, já estou com 43 anos e preciso praticar atividades saudáveis. Meu filho já está me cobrando, ele está vendo o que está sendo construído e quer logo poder aproveitar”.
Mesmo morando próximo e vendo as coisas acontecerem, Anselmo se disse surpreso com o trabalho realizado. “É surpreendente, a forma que o trabalho vem sendo executado. A prefeitura está de parabéns por essa grande obra. Vejo que logo teremos esse parque todo concluído”.

Gestão sustentável
O prefeito Paulo Garcia pauta sua gestão pela sustentabilidade e, a cada dia, investe em políticas de mobilidade urbana, que buscam promover o desenvolvimento sustentável da cidade por meio da implantação de ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas. O Puama reconhece a importância da bicicleta como meio de transporte e de melhoria da mobilidade urbana e apoia a Prefeitura de Goiânia na implantação de ciclovias na cidade.
“Somente no trecho de obras em andamento serão acrescidos quase 20 quilômetros de ciclovias em nossa Capital. Nós queremos mostrar às pessoas que fazem da bicicleta um veículo de locomoção toda essa estrutura que está sendo criada para facilitar o trânsito em nossa cidade e estimular o uso da bicicleta como meio alternativo de transporte e de vida saudável”, destaca Nelcivone Melo, coordenador geral do Puama.
Em seu conjunto total de obras, o Puama prevê a construção de mais de 50 quilômetros de ciclovias que irão circundar o Parque Linear Macambira Anicuns, estimado em 24 quilômetros de extensão. O objetivo é beneficiar, de forma direta, mais de 350 mil pessoas com estrutura de estímulo ao lazer, ao esporte e à saúde preventiva, além de melhorar a mobilidade urbana nas regiões oeste, sudoeste e norte da Capital.
Isso significa que, de forma linear, partindo do bairro Faiçalville até os 24 quilômetros que o separam do Setor Urias Magalhães, haverá vias destinadas ao trânsito seguro de bicicletas às margens do Parque Linear. Além disso, o Parque Ambiental Macambira (PAM), no Faiçalville, também será todo margeado por pistas de ciclismo e caminhada, perfazendo um total de quase três quilômetros.
As obras de construção das pistas de ciclismo incluem terraplenagem, pavimentação das duas pistas que vão margear o Parque Linear Macambira Anicuns e o PAM e, ainda, emprego de recursos em iluminação das pistas e instalação de câmeras de segurança ao longo do trajeto. Destaca-se também que, paralelas às ciclovias, serão construídas pistas de caminhada visando estimular a visitação ao parque e à prática de atividades saudáveis, melhorando a mobilidade e garantindo a segurança de ciclistas e pedestres em todo o trajeto. A entrega das ciclovias será trecho a trecho, e os primeiros estão previstos para ser entregues no aniversário de Goiânia.

Por Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário