Álbum

::
Loading...

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

SUSTENTABILIDADE É FOCO DAS OBRAS DO PROGRAMA MACAMBIRA ANICUNS

Intervenções realizadas na área de abrangência do Programa evidenciam a preocupação da Administração Municipal com a preservação ambiental

A sustentabilidade tem sido bastante divulgada nos últimos tempos e as ações que aplicam essa premissa têm ganhado destaque, tanto na mídia, quanto nas políticas públicas que regem as gestões atuais. Não obstante, a Prefeitura de Goiânia vem se mostrando cada vez mais preocupada com o desenvolvimento sustentável da cidade e vem imprimindo sua marca nesse quesito, tão atual e tão importante para a promoção da qualidade de vida da população. As obras dos Parques do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) são prova da atenção da Gestão Municipal dada à questão ambiental e a sua sustentabilidade. Quem visita os trechos de obra do Programa em andamento vê na prática o quê isso quer dizer. 
Na manhã de ontem, terça-feira, 11, durante uma participação do Prefeito Paulo Garcia no programa Falando Sério da Rádio Interativa, que foi transmitido diretamente de um dos trechos em obra do Puama, os integrantes da mesa tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Programa. Logo após a sabatina, Paulo Garcia convidou os participantes para conhecer as obras de perto. Aproveitando que o estúdio móvel foi instalado no Parque de Vizinhança 2, uma estrutura de lazer que está sendo construída no Loteamento Faiçalville, no Setor 1 do Parque Linear, trecho inicial de obras do Puama, eles conheceram a estrutura do local: pista de skate; quadras poliesportivas; parque infantil; quadra de tênis – a primeira de acesso público na cidade; academia de ginástica ao ar livre; etc. Saindo dalí, o comboio percorreu o contorno do Setor 1 e seguiu para o Parque Ambiental Macambira (PAM), uma unidade de conservação ambiental onde se localizam as nascentes do Córrego Macambira e que está recebendo diversas obras que visam a apropriação do local pela população, como a Praça das Esculturas; Teatro de Arena; Núcleo Socioambiental; Parque Infantil; entre outros.
A cada trecho visitado o Prefeito Paulo Garcia fez questão de explicar as intervenções que estão sendo realizadas, destacando sempre o compromisso de sustentabilidade da gestão. Paulo também chamou a atenção da comunidade para a apropriação desses espaços que serão entregues, para que sejam utilizados com responsabilidade. “A Prefeitura está tem trabalhado diuturnamente para atender aos anseios da população. Estamos executando essa obra aqui para oferecer a todos mais áreas para lazer, convivência, prática de esportes e a comunidade precisa ocupar o espaço que é dela e ajudar a preservar”.
Para o coordenador geral do Puama, Nelcivone Melo, visitas como esta são sempre importantes e proporcionam o real conhecimento do Programa. “As pessoas tem a verdadeira percepção do que é o Programa e do empenho da atual administração que futuramente será lembrada por executar esse importante conjunto de obras para a cidade e que contribuirá, primordialmente, para o Desenvolvimento Sustentável de Goiânia”. 

Mobilidade e meio ambiente
Um fato que chamou a atenção de todos é que, tanto o PAM quanto o Parque Linear estão sendo margeados por pistas de ciclismo e caminhada e em certos trechos de obras é possível perceber que foi feito o contorno de algumas espécies arbóreas, evitando a sua supressão. Ou seja, as obras estão sendo realizadas com o máximo cuidado para retirar o mínimo possível de vegetação, com o objetivo de preservar o meio ambiente.
Âncora do Programa, José Luís acompanhou o Prefeito na visita e demonstrou admiração pelo que viu. Ele, que é um radialista de opinião influente em Goiânia, ainda não conhecia de perto as obras do Programa e admitiu os benefícios que as obras trarão. “Sem dúvida essa nova travessia será fundamental para o trânsito na região”, afirmou se referindo à execução da Travessia da Avenida Trieste, umas das obras que visam à melhoria da mobilidade urbana e que será um importante corredor viário na região sudoeste da Capital, ligando o Setor Novo Horizonte ao Village Veneza.

Ontem, hoje e amanhã
Muito já foi dito a respeito do tempo de execução das obras do Programa, porém, é preciso considerar que foi necessário todo um período de negociação junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a contratação do empréstimo para viabilizar as obras. Entre as idas e vindas de Goiânia a Washington (EUA), sede do BID, e de Washington à Goiânia, o Puama hoje se concretiza aos olhos da população, que tanto esperou por sua realização. Doutora em Ciências Ambientais, consultora ambiental e tantos outros títulos que lhe conferem gabarito para falar a respeito, Luciane Martins, integra o grupo de pessoas que aguardavam ansiosamente pela concretização desse sonho. Ela, que também participou do programa de rádio, visitou o parque hoje pela primeira vez e disse estar encantada com o trabalho que vem sendo realizado. “Eu já li muito sobre o Projeto Macambira Anicuns e tinha sempre muita esperança de que efetivamente essa obra acontecesse. Mas, ver isso realizado, já quase em fase de inauguração, foi realmente uma alegria e uma surpresa muito grande. É efetivamente uma excelente obra da administração do atual Prefeito”.
Bastante atuante na questão ambiental, Luciane percorre o ‘mundo’ fazendo palestras e discutindo a sustentabilidade e demonstra sua preocupação com o assunto. Diante das obras do Puama declarou estar satisfeita com a qualidade do trabalho realizado. “A gente pôde observar que é uma obra que tem uma infraestrutura que é pra permanecer. A administração pública não está preocupada só com a gestão dela que vai passar, mas está preocupada em trazer uma obra que vai permanecer pra Goiânia e vai trazer frutos, com certeza, pras futuras gerações”.
No que diz respeito às ações que visam à sustentabilidade ela destacou as obras de contenção que foram feitas no leito do Córrego Macambira. “No trecho já próximo ao Parque Bernardo Élis a gente percebe que existia um trecho de erosão e que foi todo recuperado, ambientalmente correto, pra poder trazer a questão da sustentabilidade para aquele local”.
Luciane ministra a disciplina ‘Desenvolvimento Sustentável’, no mestrado da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), e destacou que tem interesse em levar os alunos para conhecerem as obras na prática. “Quando a gente fala em sustentabilidade da cidade, a gente nota que a Prefeitura realmente tem uma visão de melhoria da qualidade de vida. Então, vemos que o Parque efetivamente está sendo construído, tem etapas que vão ser entregues agora e a gente pode ver isso in loco, então a população de Goiânia vai ganhar muito”. 

Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)




Nenhum comentário:

Postar um comentário