Álbum

::
Loading...

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

PREFEITURA PLANTA MAIS DE 20 MIL MUDAS DE ÁRVORES NO PUAMA

Além do plantio nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) do PAM e dos dois três primeiros setores, outros locais como calçadas das vias construídas pelo programa também terão exemplares arbóreos

Ao longo das primeiras etapas de implantação do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama), mais de 20 mil mudas de árvores nativas do cerrado estão sendo plantadas pela Prefeitura de Goiânia. Os plantios acontecem conforme o avanço das obras pelo Consórcio Construtor Puama, grupo de empresas responsável pela execução dos parques que compõem o Programa. A Coordenação do Puama também realiza ações de plantio que envolvem a comunidade e, principalmente, estudantes das unidades escolares localizadas nas proximidades tanto do Parque Ambiental Macambira (PAM) quanto do Parque Linear, por meio do trabalho de educação ambiental.

De acordo com a especialista em Gestão Ambiental do Programa, Camila Chaves, até o momento já foram plantadas mais de 6,7 mil exemplares, das 20 mil previstas no projeto de recomposição florística neste primeiro trecho licitado. “Todas essas mudas já foram plantadas nas APPs do PAM e também dos setores 1 e 3, onde houve uma subdivisão de etapas com diversas frentes de serviços”, diz a gestora, completando que neste período de seca há cuidado maior com a irrigação das mudas.

Cabe destacar que em todo o conjunto de obras previsto no Puama serão plantadas mais de 120 mil mudas ao longo dos 24 km do Parque Linear e dos dois Parques Ambientais, o PAM, no Faiçalville, e o Parque da Pedreira, na face oeste do Morro do Mendanha.

A gestora ambiental do Puama conta ainda que a prioridade para implantação do Parque Linear é conservar a biodiversidade local. “É exatamente por isso que priorizamos o plantio de mudas de árvores nativas do Cerrado. A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), que possui um viveiro próprio, fornece as mudas para o plantio dentro das ações ambientais”, explica Camila Chaves. Ela pondera ainda que há espécies frutíferas para atração da fauna local e manutenção da biodiversidade, como ingá, goiabeira, ipês, jenipapo, sucupira, jatobá, e outros.

O Puama realiza regularmente ações de educação ambiental com os moradores da área de abragência dos parques do programa. Este ano, 80 pessoas, entre professores e alunos de três unidades escolares da região do PAM, no setor Faiçalville, fizeram o plantio de mudas por meio da atividade 'O Verde Que Eu Quero Pra Mim'.

Puama
O Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) é uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e vai beneficiar diretamente cerca de 350 mil pessoas nos 131 bairros da área de abrangência.
Constitui-se de um conjunto de ações e obras que visam contribuir para a solução de problemas ambientais, urbanísticos e sociais que afetam a cidade de Goiânia, resultantes da ocupação desordenada do espaço urbano, sobretudo ao longo do Córrego Macambira e Ribeirão Anicuns.

Para tanto, serão construídos os Parques Ambientais Macambira (PAM), com extensão planejada de 25,5 hectares, no Faiçalville; o Parque da Pedreira, com 10,5 hectares, na Região do Morro do Mendanha; e o Parque Linear Macambira Anicuns, com aproximadamente 24 km de extensão e área total estimada em 360 hectares. Esse parque se desenvolve desde a nascente do Córrego Macambira, próximo à Avenida Hélio França, no Setor Faiçalville, até a ponte da Avenida Goiás Norte, sobre o Ribeirão Anicuns nos Setores Urias Magalhães e Criméia Oeste.

A execução do conjunto de obras previstas foi dividida por etapas e atualmente várias frentes de serviço atuam na Região Sudoeste de Goiânia na execução das obras previstas no Parque Urbano Macambira (PAM), na nascente do Córrego Macambira, no Setor Faiçalville, e os trechos Setor 1 (integral), Setor 2 (parcial) e Setor 3 (integral), do Parque Linear Macambira Anicuns, além de obras que visam melhoria da mobilidade urbana ao longo do Córrego Macambira, englobando as travessias: Avenida Joaquim Pedro Dias, Avenida Egirineu Teixeira e Avenida César Lattes.


Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo, e Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)


 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário