Álbum

::
Loading...

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: DOS PARQUES PARA A SALA DE AULA

Atividade de educação ambiental realizada pelo Puama mostra importância de cuidar da natureza desde a infância

Alunos da Escola Municipal Deputado Jamel Cecílio, no Setor Vila Boa, participaram nos dias 25 e 26 últimos de atividade de Educação Ambiental promovida pelo Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). A ação é comemorativa ao dia da árvore, celebrada no último dia 21, e visa conscientizar as crianças sobre a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente. A programação incluiu palestra sobre a importância das árvores para a vida no planeta, sobre as obras e ações do Puama, uma dinâmica de integração com foco educativo voltado à temática e sorteio de mudas de espécies nativas do Cerrado.
Na manhã de sábado, 26, os alunos participaram de uma caminhada da escola ao Parque Ambiental Macambira (PAM), no Setor Faiçalville, que foi encerrada com momento lúdico, piquenique e lazer no Parque Infantil do PAM. A caminhada foi acompanhada pela equipe de educação ambiental e social do Puama, professores da unidade educacional e batedores da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT).
Atividades como essa visam atender ao componente da Sustentabilidade Social e Ambiental do Puama. O projeto busca conscientizar a população sobre a importância do projeto para a melhoria ambiental e, assim, despertar o sentimento de apropriação do parque, tornando os visitantes parceiros na manutenção do espaço.

Responsabilidade de todos
Na sexta-feira, 25, os alunos da EM Dep. Jamel Cecílio participaram de dinâmica de integração em que foram convidados a escrever sobre o que fazem ou que podem fazer para melhorar a qualidade de vida no planeta e depois fizeram a leitura da sua frase e a afixaram na árvore da esperança – objeto cênico simbólico levado para a atividade. O aluno Breno Alves Costa, de 11 anos, expôs que ele não polui a água e não desmata a natureza. Já Bruno da Silva Cruz, de 10 anos, disse que “não devemos jogar lixo na natureza e não desperdiçar água”.
Na sequência, eles participaram de sorteio de mudas de espécies nativas do Cerrado e receberam a importante missão de cuidar das suas árvores e ajudar a preservar o meio ambiente. Durante as atividades, os alunos interagiram com as palestrantes, perguntando principalmente sobre alguns itens de lazer que estão sendo executados nos Parques: quadras pra jogar bola, pista de skate e parquinho para brincar.
Cabe destacar que, tanto o PAM quanto o Parque de Vizinhança (PV-2), no Setor Faiçalville, oferecem diversos equipamentos para o esporte e lazer da comunidade. O PV-2 contém quadras poliesportivas, parque infantil, quadras de peteca e de tênis, pista de skate, pistas de ciclismo e caminhada e até academias ao ar livre. Já o PAM possui dois parques infantis, estações de ginástica, Núcleo Socioambiental para uso múltiplo da comunidade, Praça das Esculturas; Teatro de Arena para exposições ao ar livre; Praça das Mangueiras e tanto outros.
Conscientização desde a infância
As crianças da educação infantil da EM também participaram das atividades discutindo sobre a preservação da natureza. Alunos entre 4 e 5 anos de idade foram estimulados a falar sobre a poluição dos rios e o descarte correto do lixo. Bastante atentas e animadas, as crianças interferiam nas exposições emitindo conhecimento e opinião a respeito. A equipe preparou um rio simbólico com resíduos demonstrando o lixo que as pessoas jogam nas ruas e acabam parando nos rios e córregos da cidade. Os alunos foram separados para fazer a limpeza simbólica do rio colocando todos os resíduos em sacos de lixo. Depois, o outro grupo ficou incumbido de devolver a vida ao rio, colocando peixes, algas, árvores, flores ao redor, bem como animais que fazem parte da fauna da região.
A Especialista em Gestão Ambiental, Camila Chaves, avalia como muito positiva a atividade realizada. “Os alunos se mostraram bastante eufóricos com a chegada dos Parques do Puama e dispostos a proteger o meio ambiente e o próprio parque. Espero que tenhamos esse mesmo feedback nas próximas atividades, de que as crianças já estão inseridas e preocupadas com as questões do meio ambiente”.
A participação das crianças na caminhada realizada no sábado foi bastante positiva e surpreendeu o grupo diretivo da escola. “Nunca veio tanto aluno para uma atividade no sábado e eles disseram que querem voltar no Parque com as famílias”, destacou Márcia Helena coordenadora da unidade educacional.

Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)







Nenhum comentário:

Postar um comentário