Álbum

::
Loading...

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PAULO GARCIA É APLAUDIDO EM WASHINGTON AO APRESENTAR RELATÓRIO SOBRE O PROGRAMA MACAMBIRA ANICUNS

Documento foi entregue ao presidente do BID durante evento que discute sustentabilidade e as melhores práticas para melhoria da qualidade de vida nas cidades

Aproveitando agenda de reuniões nos Estados Unidos, o prefeito Paulo Garcia entregou nesta quarta-feira, 30, um relatório sobre a evolução das obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) ao presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luís Alberto Moreno. O banco é o financiador das obras do Puama e Paulo Garcia fez questão de prestar contas pessoalmente sobre como está a execução do programa. “Essa é uma das obras mais importantes em execução na cidade, pois prevê a requalificação de mais de 130 bairros de Goiânia. Temos total gratidão ao BID pela parceira nessa execução”, disse o prefeito.
Ao prestar contas sobre o andamento dos trabalhos do Puama, Paulo Garcia garante a transparência das intervenções que estão sendo feitas no local. O objetivo do programa é contribuir na solução de problemas ambientais, urbanísticos e sociais que afetam a cidade de Goiânia, resultantes da ocupação desordenada do espaço urbano (especialmente das margens dos cursos de água) e estimular a participação dos cidadãos (individual e coletiva) no processo de construção de um desenvolvimento sustentável da cidade. Estima-se que cerca de 350 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente com o Programa por meio das intervenções de infraestrutura urbana e social nos 131 bairros localizados em sua área de abrangência.
As primeiras obras do Puama serão entregues pelo prefeito Paulo Garcia dentro das comemorações pelo aniversário de 82 anos da capital. A partir deste mês de outubro a população já poderá usufruir do Parque de Vizinhança 2 (PV-2), que abrigará a primeira quadra de tênis pública de Goiânia, uma quadra de vôlei, duas de peteca, duas poliesportivas e uma pista de Skate; e do Parque Ambiental Macambira (PAM), com 25,5 hectares de extensão planejada no Setor Faiçalville; obras de proteção de margens em trechos do Córrego Macambira e Buritis. As Avenidas Trieste e Parque, que ligarão o Setor Novo Horizonte ao Setor Village Veneza, dando maior fluidez ao trânsito da região, também serão inauguradas este mês. 

Goiânia: uma cidade de oportunidades

Durante o fórum de prefeitos, Paulo Garcia teve a oportunidade de falar aos presentes e agradeceu o BID pelo convite para participar do evento e pelas parcerias celebradas entre a instituição e a Prefeitura de Goiânia. O prefeito destacou os trabalhos empreendidos em Goiânia, sobretudo o investimento de R$ 1 bilhão em obras espalhadas pela capital, e afirmou que a atuação do BID nos projetos que visam à sustentabilidade, como é o caso do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns, são muito importantes para a capital goiania. Paulo Garcia contou ainda do seu intuito de tornar Goiânia a cidade brasileira das bicicletas, executando 140 km de ciclovias por toda a capital.
O chefe do Executivo falou ainda que o BID enviou técnicos à Goiânia para avaliar a possibilidade de doar U$ 700 mil à prefeitura com a finalidade de investir em pesquisa e combate a erosões às margens dos córregos e ribeirões que cortam o município. O interesse surgiu durante uma visita às obras do Puama, em março deste ano, por um dos chefes de divisão do Banco, Sérgio Campos, que demonstrou estar satisfeito com o ritmo dos trabalhos. “Na ocasião, Sérgio colocou o BID à disposição da prefeitura para futuros investimentos na área de saneamento básico, principalmente para a recuperação de nascentes, combate a erosões e despoluição de cursos d’água que nascem ou atravessam a cidade”, ressaltou Paulo Garcia.
Ainda durante o fórum, a organização não governamental “The Nature Conservancy” apresentou um estudo em que Goiânia aparece entre as principais cidades da América Latina com oportunidades nas áreas de infraestrutura, recursos naturais e de garantia da segurança hídrica. Isso significa que, pela quantidade e qualidade dos cursos d’água existentes na cidade, Goiânia tem grande potencial de investimentos e retorno positivo na área.

A capital goiana também foi citada pelo coreano Sang Keon Lee, Vice-presidente Sênior de Pesquisa no Centro de Desenvolvimento de Parcerias Globais, do Instituto Coreano de Pesquisa para assentamentos Humanos. Ele falou sobre o desenvolvimento de cidades sustentáveis, citando os investimentos da administração municipal, que definiu “sustentabilidade” como eixo norteador da gestão.

Prefeito em Washington

Paulo Garcia e o coordenador geral dos Projetos Especiais da Prefeitura de Goiânia, Nelcivone Melo, estiveram em Washington nestas terça e quarta-feira, 29 e 30, participando do evento‘Semana Cidades: como melhorar a vida nas cidades através da inovação?’. Trata-se de uma série de eventos e reuniões para discutir sobre a melhoria da qualidade de vida nas cidades por meio das inovações tecnológicas e do desenvolvimento sustentável. O evento reúne prefeitos e representantes de 55 cidades da América Latina e Caribe que implantaram conceitos e ações previstas na Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) do Banco.
O objetivo do evento é propiciar a discussão e a troca de experiências entre os prefeitos sobre gestão e desenvolvimento urbano e o compartilhamento de soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida nas cidades. Para o BID, é fundamental o intercâmbio de conhecimento e de melhores práticas entre as cidades.

Selma Soares, do Programa Macambira Anicuns - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário