Álbum

::
Loading...

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

PROGRAMA MACAMBIRA ANICUNS INICIA NOVAS FRENTES DE SERVIÇO

Trecho licitado está sendo executado por blocos para melhor condução dos trabalhos e controle da obra

Diversas frentes de serviço dão andamento às obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). Implantação de novas vias; proteção de margens; obras de micro e macro drenagem; paisagismo; recuperação de fundos de vales; implantação de núcleos de estar; execução de pistas de ciclismo e caminhada e várias outras intervenções que dão forma ao trecho licitado do Parque Linear Macambira.
Recentemente, foi dado início à implantação do Núcleo Socioambiental (NSA) do Setor 3, no bairro Novo Horizonte, na área que abrigava uma das unidades operacionais da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). No local, estão sendo feitos serviços de terraplenagem, marcação dos equipamentos e instalação das estacas de fundação.
Com um projeto diferenciado, a nova estrutura do NSA possui área total de 2.755 m2 e contempla diversas salas para uso da comunidade. Dividido em térreo e primeiro pavimento, o NSA 2 contará com auditório com 105 lugares; sala de exposição; administração; sala de reuniões; copa com refeitório; área para biblioteca; depósito e almoxarifado; sala de vigilantes; sala para oficinas/ateliê; espaço digital, entre outros equipamentos. O local contará também com diversas baterias de sanitário com acessibilidade e familiar, área de convivência, estacionamento e paisagismo.

Setorização da obra
O Parque Linear Macambira Anicuns é estimado em mais de 24 km de extensão e, devido à sua dimensão, foi dividido em setores (trechos) com o objetivo de melhor conduzir os trabalhos, sendo que o escopo de obras previsto não será executado de uma só vez, será licitado e executado por etapas.
O primeiro trecho licitado soma seis quilômetros e prevê a execução do Parque Ambiental Macambira (PAM) e dos setores 1, 2 e 3 do Parque Linear. Além disso, obras que visam à melhoria da mobilidade urbana, englobando as travessias das Ruas Joaquim Pedro Dias e Egirineu Teixeira e a Avenida Trieste também fazem parte do planejado.Serão realizados serviços de construção civil, paisagismo, arquitetura, urbanização, pavimentação, micro e macrodrenagem, bueiros, recuperação de fundos de vale e canais, correção de erosões e revegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs).
Três blocos já foram entregues à população e a primeira etapa licitada completa está prevista para ser concluída até setembro de 2016. A estimativa é que outros três espaços sejam finalizados até o final deste ano.

Sustentabilidade
No que tange às ações de sustentabilidade na área ambiental, o Programa prevê enriquecimento arbóreo com o plantio de mais de 120 mil mudas de espécies nativas do Cerrado; recomposição florística de Áreas de Preservação Permanente (APPs); proteção de nascentes; instalação de ecopontos; proteção de margens com enrocamento e gabião para correção de erosões; e outras ações. Está previsto o plantio de mais de 20 mil mudas na extensão do trecho licitado.

Por Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)







Nenhum comentário:

Postar um comentário