Álbum

::
Loading...

sexta-feira, 20 de maio de 2016

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: EDUCAÇÃO PARA A VIDA

Alunos de escola próximo ao canteiro de obras do Puama recebem orientações de educação para o trânsito. Atividade foi viabilizada por meio de parceria entre o Programa Macambira Anicuns e a Secretaria Municipal de Trânsito

“No trânsito não podemos contar com a sorte, é preciso respeito e atenção”. Essa frase resume a abordagem da agente de trânsito, Janaína Oliveira, aos alunos do 6º ano da Escola Estadual Sebastião França, no Jardim Presidente, durante palestra de educação para o trânsito na manhã desta sexta-feira, 20. A ação - rotineira para os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e uma grata surpresa para os alunos - foi realizada a pedido da equipe de mobilização e comunicação social do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). A unidade educacional situa-se uma rua abaixo do Canteiro de Obras do Programa e o tráfego intenso de caminhões e máquinas que atuam na execução dos parques motivou a solicitação. “O horário em que os alunos estão chegando na escola é o mesmo em que os caminhões e máquinas saem para o campo e ambos se encontram no trajeto e isso nos preocupa. Por isso pedimos essa atividade para reforçar as orientações quanto aos perigos do trânsito e a necessidade de atenção constante”, destaca o Coordenador Executivo do Puama, Flávio Máximo.
Esse foi o segundo dia de atividade conjunta entre o Programa Macambira e a Secretaria Municipal de Trânsito e envolveu os 240 alunos da instituição. Foram realizadas palestras simultâneas em duas salas de aula, com duas turmas de cada vez. Na última quarta-feira, 18, a atividade foi na Escola Municipal Pedro Xavier Teixeira, quando mais de 500 alunos receberam as orientações.
Entre os temas abordados pelas equipes mereceram destaque: a utilização segura da bicicleta como meio de transporte e para o lazer; o respeito à faixa de pedestres, tanto por condutores quanto pelos próprios pedestres; a importância do uso de equipamentos de segurança como capacetes, cinto de segurança; os perigos do rabeirão e da combinação fatal de álcool e direção bem como da pipa com cerol, entre outros. Para a aluna do 6º ano, Lucielly Pereira, de 11 anos, o que mais chamou sua atenção foi a exibição do vídeo “Sorte e atenção” em que são apresentadas imagens fortes de possíveis acidentes que somente não se concretizaram ora por sorte das pessoas envolvidas, ora por atenção. “Acho que ensina como a gente deve andar nas ruas, pois a falta de atenção pode causar acidentes gravíssimos”.
Segundo o professor de matemática, Ivan Santos, esse tipo de atividade é muito importante para apreensão dos alunos, apesar de acreditar que às vezes eles não têm essa mesma orientação em casa, podendo, inclusive, ser contrária à tudo o que foi falado. “São inúmeros os benefícios, mas pode chocar com o que é apreendido dentro de casa, pois os pais podem dar exemplos equivocados de como se portar no trânsito. Mas, o alerta fica claro, sobretudo quanto aos recursos audiovisuais utilizados que são bastante didáticos e que, certamente, fará com que tenham uma atenção maior a partir de agora”.]

Por Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns.

       
 
 
       
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário