Álbum

::
Loading...

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

REUNIÃO NO SETOR TRÊS MARIAS APRESENTA OBRAS DO PROGRAMA MACAMBIRA ANICUNS

Coordenação do Programa participou do evento a convite de lideranças do bairro e levou esclarecimentos aos moradores, que aguardam ansiosos a chegada do parque na região

Diversos moradores do Setor Três Marias, região sudoeste de Goiânia, marcaram presença ontem à noite na reunião de apresentação das obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). Organizada pela Associação de Moradores, o evento teve como objetivo esclarecer as dúvidas de mães e pais de família que aguardam com ansiedade a chegada das obras do Programa ao bairro. O Setor Três Marias está na área de abrangência do Setor 2 (de obras) do Parque Linear Macambira, porém, o escopo de obras licitado e que está em andamento não inclui o trecho no atual contrato. 
Dando início à reunião, os organizadores do evento passaram a palavra aos coordenadores do Programa. Flávio Máximo, Coordenador Executivo do Puama, apresentou o vídeo institucional em que destaca o escopo de obras do Programa e mostra cenas reais de trechos concluídos e em andamento, demonstrando a importância e utilização dos parques pela comunidade. Após a apresentação do vídeo o Coordenador Geral do Puama, Nelcivone Melo, esclareceu aos presentes que o Parque Linear - estimado em 24 km de extensão - foi dividido por setores de obras para melhor condução das intervenções e que sua execução será por etapas. Essa primeira etapa prevê obras nos Setores 1, 2 e 3, além de obras de melhoria de mobilidade, porém, o atual contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição que financia o Programa, não prevê o Setor 2 em sua totalidade. Entretanto, o Coordenador afirmou aos moradores que a Prefeitura de Goiânia está negociando com o BID, a possibilidade de inserir no contrato atual a complementação das obras do Setor 2, para que ele seja executado integralmente beneficiando, assim, mais 32 bairros da região sudoeste de Goiânia.
A licitação do trecho atual em andamento levou em consideração tanto questões orçamentárias quanto de liberação de áreas para dar início às intervenções. O Setor 2 é bastante extenso e possui poucas áreas disponíveis, havendo necessidade de maior investimento para sua execução, tanto para execução das obras quanto para o processo desapropriatório. 

As obras
Durante a reunião Nelcivone Melo ainda apresentou o escopo de obras do trecho licitado e, especificamente, do que está previsto no Setor 2, bem como as ações que serão empreendidas para recuperação e proteção das margens dos Córregos Macambira e Pindaíba – cujas nascentes estão localizadas no bairro. 
As obras do trecho licitado do setor 2 foram iniciadas no mês de junho  e atualmente abrange os bairros Cachoeira Dourada, Residencial Aquarius e Setor Rio Formoso. No local serão executados: um Parque de Vizinhança – complexo de esportes e lazer com áreas de convivência; quadra poliesportiva; vôlei de areia; quadra de tênis; estações de ginástica; parque infantil; pista de skate; pergolados; núcleo de conforto público; quiosque, entre outros. Ainda serão construídas pistas de ciclismo e caminhada, vias perimétricas para facilitar o acesso ao parque e ainda ações de proteção de margens e recomposição florística da área de preservação permanente (APP).

Melhorias para o bairro
Após a apresentação a palavra foi repassada ao público presente para perguntas. Entre os questionamentos, os moradores demonstraram preocupação com a segurança no parque – tanto da estrutura quanto dos visitantes, a manutenção dos equipamentos e o gerenciamento das atividades no local e ainda questionamentos sobre os problemas gerais do bairro, como segurança, iluminação e coleta de lixo. O Coordenador Nelcivone Melo, se comprometeu a levar as demandas da comunidade aos respectivos órgãos para solução. 
Ao final a advogada Herika Rodrigues Junqueira Dias, moradora do bairro e uma das organizadoras da reunião, entregou um abaixo assinado à Nelcivone Melo para que seja entregue ao Prefeito Paulo Garcia, solicitando a inclusão de todo o Setor 2 no atual contrato, beneficiando, assim, o Setor Três Marias. Segundo ela, a ideia do abaixo assinado surgiu durante uma reunião realizada pelo Programa com moradores da região sudoeste no mês de junho, para esclarecer as obras e intervenções do Setor 2 e desde então começaram a coletar as assinaturas. De acordo com a moradora as informações repassadas oficialmente pelo Programa deram uma expectativa maior de realização do Parque no bairro. “Ficamos muitos felizes e mais tranquilos por saber que a Prefeitura está somando esforços para construir esse parque para nós o mais breve possível”, comemora. Para o comerciante Cleuber Rodrigues, também morador do bairro e um dos organizadores do evento, a reunião foi bastante positiva e trouxe um alento aos corações de todos. “Temos visto o parque chegar a bairros vizinhos e aguardamos ansiosos pela chegada dele aqui, pois, temos certeza de que irá mudar a nossa região e trará inúmeros benefícios para nós”.

Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário