Álbum

::
Loading...

quarta-feira, 5 de abril de 2017

COMISSÃO AMBIENTAL ACOMPANHA ANDAMENTO DAS OBRAS DO PROGRAMA MACAMBIRA ANICUNS

Lideranças comunitárias da região Sudoeste de Goiânia fizeram hoje a sétima visita para acompanhamento da evolução das obras e ações

Na manhã desta quarta-feira, 05, integrantes da Comissão Local de Educação Ambiental fizeram mais uma visita monitorada às obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). Nesta sétima vistoria que o grupo fez às obras de implantação do Parque Linear Macambira foi possível perceber o avanço das intervenções na região sudoeste da Capital. 
Há um ano a Comissão faz visitas regulares às obras do Programa e recebem esclarecimentos quanto ao andamento dos trabalhos e se tornaram verdadeiros porta-vozes de suas comunidades no repasse das demandas e indagações a respeito do Programa. “O parque está cada dia mais bonito e esperamos que o prefeito dê continuidade às demais etapas desse projeto que é de tamanha relevância para a cidade”, destaca o presidente da Associação de Lideranças da Região Sudoeste de Goiânia (ASLICOM), Ailton José de Oliveira. 
Entusiasmada com as obras em andamento, Isabel Teixeira, também liderança da região que integra a Comissão destaca a importância do Programa. “Projeto Macambira Anicuns, um notável empreendimento para a região sudoeste, contribuindo para colocar Goiânia no rol de cidades sustentáveis”, afirma.
A criação da comissão ambiental e a realização de visitas monitoradas a cada dois meses é uma premissa dos Planos de Educação Ambiental e Comunicação Social do Programa e visa promover a formação de multiplicadores das informações sobre as obras em andamento, bem como ampliar as ações de conscientização da população sobre a importância do meio ambiente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “A cidade e o meio ambiente só tem a ganhar com esse estreitamento da relação entre a comunidade e a Prefeitura”, afirma a especialista em Gestão Ambiental do Programa, Camila Chaves. 

Frentes visitadas
Atualmente os trabalhos se concentram nos setores 2 e 3 do Parque Linear, iniciando na altura da Av. Presidente Juscelino Kubitschek – na confluência dos bairros Jardim Presidente e Cachoeira Dourada, segue pelo Residencial Aquárius e termina na altura da Av. César Lattes no Setor Novo Horizonte. São realizadas diversas ações desde a proteção de margens, reconstituição de taludes, com o plantio de grama que auxilia na estabilização do solo e combate às erosões. No trecho ainda foi feita a abertura de vias perimétricas ao parque (prolongamento da Rua D-34 e Alameda Gaspar Dutra) e pistas de ciclismo e caminhada com implantação de iluminação. Atualmente está sendo feita a recomposição florística da Área de Preservação Permanente, com o plantio de mudas de espécies nativas do Cerrado numa faixa de 30 metros a partir das margens. 
Em seguida o grupo visitou as obras do Parque de Vizinhança que está em construção no Residencial Aquárius. Também integrante das obras do Setor 2, o local recebe obras de construção de um Núcleo de Conforto Público e diversos outros equipamentos para o lazer e convivência da comunidade como quadras poliesportivas, quadras de areia e peteca e ainda parque infantil.
A vistoria foi finalizada Núcleo Socioambiental que está em fase de conclusão no bairro Novo Horizonte. A unidade integra as obras do Setor 3 do Parque Linear e conta com salas multifuncionais para uso de acordo com as demandas da comunidade e dos projetos de educação ambiental geridos pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). O local conta com auditório além de outros espaços voltados para exposição, reuniões, biblioteca, ateliê, espaço digital e tantos outros ambientes.

Por Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns

 
 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário